468x60 Ads

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Qual seu sonho profissional ?



Ultimamente, tenho percebido que muitas pessoas têm sonhos e desejos de mudança relacionados às suas carreiras e às suas atuações profissionais. Muitas vezes, esses sonhos e desejos de mudança representam um processo de libertação, ou uma mudança radical em suas vidas. 

Por isso, vivem grandes dilemas. 
Querem mudar, fazer novas escolhas profissionais, mas não conseguem. Uns por medo, outros por falta de coragem. Exemplos não faltam. Há jovens, ávidos por uma guinada em suas vidas, que optaram por cursos que não fazem brilhar os seus olhos, frustrando-se para não frustrar os seus pais, mas que os tornam, depois de formados, apenas “sobreviventes”, sem qualquer tipo de realização e felicidade profissional. 

Alguns profissionais adoram o que fazem e sentem-se realizados com a sua carreira, mas não gostam das organizações nas quais trabalham. Outros têm nas mãos propostas de trabalho desanimadoras sob a ótica financeira, mas profissionalmente instigantes e sintonizadas com os seus desejos e sonhos. Também, há os desencantados com o que fazem, vivendo confortavelmente com os seus altos rendimentos, mas frustrados profissionalmente.

Então, o que fazer diante dessas situações?

Acredito que o primeiro passo é ser verdadeiro consigo. Depois, assumir riscos calculados, tornando-se a única pessoa responsável pela sua realização profissional, colocando as rédeas do destino da sua carreira em suas mãos. A vida é muito curta para deixarmos o seu controle nas mãos dos outros ou ao “Deus dará”.

Como fazer isso?

Creio que para que possamos fazer as escolhas corretas temos que passar por um processo de introspecção e autoconhecimento, pois escolhas implicam em mudanças e, para mudarmos, precisamos olhar para dentro de nós mesmos. Você saberia responder de bate-pronto qual é a missão da sua vida?

Que tal aproveitar para responder a essas três outras perguntas:

  1. Para onde você está indo? 
  2. Para onde você deseja ir? 
  3. Aonde você ambiciona chegar?
Lembre-se: quem não sabe para onde ir, poderá chegar a qualquer lugar.

Mais uma pergunta: qual é o seu sonho profissional?

A resposta a essa pergunta é fundamental para o processo de realização profissional. Para realizar algo é necessário primeiro sonhar e, entre o sonho e a realização, há muitas etapas. No início, alguns sonhos parecem impossíveis, mas se você deseja verdadeiramente realizá-los, siga em frente, trabalhe para transformar o impossível em improvável e, depois, o improvável em provável. Um passo de cada vez, talvez seja a melhor maneira de realizá-lo.

Os sonhos, geralmente, trazem consigo desejos de mudanças, e mudanças para melhor. Algumas vezes, ou quase sempre, a vida é dura e apronta das suas, interrompendo a nossa jornada de realização. Não permita que essas interrupções destruam os seus sonhos. Busque novas forças e continue trabalhando para realizá-los. “Tudo na vida tem o seu preço” e não existem atalhos para se chegar aonde se quer. Portanto, foco e comprometimento são fundamentais, pois quando temos consciência dos nossos objetivos e sentimos paixão por eles, suportamos os “comos” que aparecem durante a trajetória, por mais duros que eles sejam.

Desejo-lhe força, coragem, serenidade, determinação e disciplina para realizar os seus sonhos e as escolhas profissionais necessárias em sua vida. 

Acredite, ainda há tempo. Realize-se profissionalmente e… seja feliz!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...